Decoração

Decoração: Como reutilizar paletes para decorar

Como reutilizar paletes para decorar

De metal, de plástico ou, especialmente, de madeira, as paletes são estrados, de grande resistência e durabilidade, usados para armazenar ou transportar mercadorias de todo o tipo.

Habitualmente, as paletes após alguma utilização eram deitadas ao lixo, sem que lhes fosse dado qualquer outro uso. No entanto, de há uns tempos a esta parte, passaram a ser reaproveitadas, especialmente, com fins decorativos.

De facto, as paletes, essencialmente, feitas de madeira passaram a ser reaproveitadas para decoração, pois emprestam um toque rústico a qualquer espaço, desde o quarto de dormir até ao jardim.

Com pouco dinheiro é possível fazer os mais diversos móveis, apresentando-se como uma solução prática e sustentável, sendo possível criar ambientes inteiramente com elas.

Assim, com uma pitada de imaginação e pouco trabalho é possível fazer mesas de centro, sofás, prateleiras, camas, mesas para estudos ou trabalho ou ainda uma horta vertical, entre muitas outras opções.

sofá de paletes

Opções imensas

Optando por reaproveitar e reciclar paletes na decoração, é possível criar todo um novo ambiente sustentável, rústico e altamente personalizado.

Como referimos as possibilidades são numerosas e com uma simples busca na internet encontram-se soluções ótimas e imaginativas para decorar toda a sua casa.

Deixamos agora algumas dicas de formas como pode utilizar as paletes recicladas e ganhar uma decoração única.

Criar um sofá de paletes é simples e as soluções são imensas. Basta combinar paletes de diferentes tamanhos e formas e sobrepô-las como mais lhe aprouver e, assim, conseguirá diferentes tipos de sofás a utilizar em espaços interiores, como a sala de estar ou o quarto, ou exteriores, como jardins ou esplanadas. Depois, basta conjugar com almofadas de diversos tamanhos e cores e verá que ganhou um sofá original e bem barato.

Mesas e camas originais

Outra utilização com diversas possibilidades é usar as paletes para criar mesas. Assim, é possível criar mesas de trabalho, de centro de jantar e outras. A versatilidade das paletes é enorme e permite criar elementos decorativos bastante originais. E para transformar as paletes numa mesa basta, por vezes, pintá-las, colocar tampos de vidro, pernas de ferro ou usar cavaletes com o mesmo fim e terá uma mesa totalmente original e personalizada. Tudo passa pelo número de paletes a utilizar e a empilhar e, em especial, pelos pormenores que usar para a decorar, para o que é apenas necessário imaginação e criatividade.

Um dos reaproveitamentos mais fáceis é criar uma cama com paletes. Para tal basta utilizá-las como estrados para o colchão e pitá-las a seu gosto. Poderá utilizar cores fortes se a decoração assim o pedir ou, simplesmente, a cor natural ou usando um pouco de verniz e, assim, dar-lhe um toque mais rústico. Com esta utilização consegue-se uma cama com ar moderno e, de certa forma, fora da caixa.

E no caso das camas as soluções são igualmente muitas, pois pode escolher criar apenas a estrutura base como pode também prolongá-la, criando mesas de cabeceira. Se quiser uma cama completamente original, pode criar uma cama suspensa, pendurando no teto, com umas correntes, a estrutura base que construiu. Por outro lado, pode ainda colocar umas rodinhas para melhor a movimentar ou uns pés para dar outro ar à cama e ao quarto.

Prateleiras para livros, produtos na cozinha e até uma garrafeira

Construir prateleiras para livros ou para arrumar produtos na cozinha, na casa de banho ou na garagem e ainda construir uma garrafeira são outras possibilidades que a reutilização de paletes permite. Pintá-las de acordo com a restante decoração do espeço em que serão colocadas é o toque que falta para ganhar uma decoração original.

Criar jardins e hortas, verticais ou horizontais, foram, talvez, das primeiras utilizações na reciclagem de paletes, pois, para além da utilidade, dão um aspeto único aos espaços exteriores.

jardim vertical em paletes

As possibilidades no reaproveitamento de paletes na decoração, como vimos, são imensas, podendo fazer quase de tudo com elas. Por vezes, basta conjugá-las, empilhá-las, forrá-las, pintá-las com criatividade e imaginação e ganhará uma decoração original e personalizada.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Leia também:

Ultima actualização: 24 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo