Decoração

Como decorar um alpendre

Como decorar um alpendre

Decorar um alpendre não tem de ser um quebra-cabeças e, na verdade, com muito pouco conseguirá fazer este espaço brilhar. Muito comum em moradias, o alpendre é conhecido por muitos como um telheiro, já que se trata de um espaço coberto por um telhado sem paredes à sua frente e com um edifício à sua retaguarda. É, por isso, muito diferente dos terraços que não oferecem qualquer tipo de abrigo. Geralmente fica situado à entrada de uma casa, podendo também ser construído num pátio interior ou em outra área do imóvel com espaço suficiente para erguer a estrutura de colunas ou pilares. Nesses casos, muitas vezes, é utilizado como espaço de lazer com direito a churrasqueira, sala de jantar e outras ameninades. É uma ótima solução para quem aprecia passar tempo no exterior da casa, resguardando-se das condições climatéricas como a chuva e o calor excessivo. No artigo de hoje, apresentamos-lhe 4 dicas para o ajudar a transformar este espaço num local acolhedor e convidativo.

Escolha o mobiliário de exterior

A primeira coisa que deve ter em mente é que esteja onde estiver instalado, o alpendre será sempre um espaço de transição entre o exterior e o interior da casa. Isto significa que tal como dá a devida atenção ao design de divisões como o quarto ou a cozinha, deve também ter a mesma preocupação com este espaço. Por isso, é importante seguir o mesmo estilo de decoração, não esquecendo de que se trata de um espaço exterior, o que significa que o mobiliário deverá ser próprio para este ambiente.

O ideal será construir um espaço-multifunções, para assim poder aproveitá-lo em diversas ocasiões: escolha uma mesa com cadeiras para relaxar neste local ou para poder jantar com uma visita, juntamente com os seus amigos e família. Em alternativa, pode apenas criar um espaço lounge recorrendo a sofás, camas de rede ou até cadeiras suspensas. A nível de materiais, recomendamos que opte por móveis em resina, plástico ou madeira, dependendo das suas preferências pessoais.

Têxteis são sempre a resposta

Com a mesa, cadeiras ou sofá escolhidos é tempo de começar a escolher os têxteis. Como em qualquer ambiente, as mantas, tapetes e almofadas têm um importante papel na decoração, além de serem itens geralmente em conta, que lhe permitem fazer muito gastando pouco dinheiro. A partir destes materiais conseguirá transformar qualquer tipo de espaço, adaptando-o às tendências ou às estações do ano. Além disso, os têxteis conferem aconchego e conforto, tornando os espaços mais quentes e convidativos. Por isso aposte em várias almofadas, mantas para os dias mais frios e tapetes suaves, de várias cores, padrões e formatos.

Pode interessar-lhe: Guia para escolher almofadas decorativas

Traga a natureza para o seu alpendre

É certo que em muitos cenários, as moradias com alpendre já se encontram rodeadas por natureza. Mas as plantas são sempre uma boa aposta para a decoração de qualquer tipo de ambiente. Escolha espécies que resistam à oscilação de temperaturas do exterior, como as dracaenas, yuccas, cactos e sansevieiras. Escolha espécies de vários tamanhos e estados de crescimento para assim poder conjugar vasos maiores, vasos suspensos em macramé ou até mesmo em pequenas floreiras.

Ilumine o espaço

De forma a poder desfrutar deste espaço de dia e de noite, é importante apostar numa iluminação de qualidade. Grinaldas de luzes, apliques ou candeeiros suspensos de tecto são muito boas escolhas. No entanto, tenha em atenção que a ideia é este espaço transmitir conforto e aconchego. Por isso, para o tornar convidativo, recomendamos que opte por uma tonalidade de luz mais amarelada, para assim funcionar como uma iluminação ambiente. Velas, castiçais e pequenos candeeiros de mesa também são elementos importantes para dar uma luminosidade extra ao seu alpendre.

Confira: Iluminação: como escolher a melhor para a sua casa

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

  • Saiba tudo sobre o Homefullness
  • DIY: os projetos favoritos dos amantes de decoração
  • Guia para escolher almofadas decorativas

Ultima actualização: 27 março 2022
Botão Voltar ao Topo