Lifestyle

Prepare a sua casa para o Inverno

Dicas para deixar a casa pronta para o Inverno

Frio, chuva, nevoeiro e em alguns casos, até neve: é assim que se caracteriza o tempo típico de Inverno. Todos este estados têm logicamente influência na temperatura das casas, que na maioria dos casos, não está preparada para enfrentar climas rigorosos. E porque o Imovirtual procura sempre facilitar a sua rotina diária, especialmente durante esta época do ano, no artigo de hoje deixamos-lhe 5 dicas para preparar o seu lar para o Inverno que se avizinha. Mãos à obra!

Leia também: Como manter a casa quente no inverno

Aposte num bom aquecedor

Mais frio ou mais quente, qualquer Inverno pede um bom aquecedor para ajudar a aumentar as temperaturas lá de casa. Existem vários fatores que devem ser tidos em conta na hora de escolher o seu aquecedor, sendo que o principal será certamente o tamanho e tipo de divisão que pretende aquecer. E claro, nunca deve esquecer a questão estética, adaptando cada tipo de aquecimento a cada ambiente. Para saber mais sobre a temática dos aquecedores, não hesite em consultar o nosso guia:

Veja também: Aquecedores: guia para escolher o ideal

Use e abuse dos têxteis

Se há estação do ano em que deve usar e abusar de mantas, cobertores e almofadas é o Inverno. Fria por natureza, esta época pede que leve qualquer tipo de forma de aconchego ao seu lar. E uma das maneiras mais económicas e simples de o fazer é através dos têxteis. Assim, vista cada divisão a rigor e desfrute um Inverno bem mais quente: na sala, tenha sempre à disposição uma manta de malha, no quarto invista em lençóis de flanela e edredons polares e na cozinha não se esqueça de adicionar cortinas ás suas janelas para conservar o calor e criar uma barreira contra o frio.

Faça uma limpeza ao closet

Continuamos na secção da organização, mas desta vez passamos para o closet. O frio pede roupa quente, por isso, se ainda não o fez, está na altura de desencantar da arrumação as suas roupas de Inverno. Guarde todas as roupas de Primavera/Verão, assim como as peças de Outono que não irá vestir durante esta época. Aproveite para criar um sistema de organização coerente para casacos, malhas, calças, cachecóis e outros demais acessórios utilizados durante o tempo frio. Talvez prefira organizar o seu armário por cores, por tipos de peça ou, indo mais longe, por conjuntos completos, prontos a retirar do armário e usar no dia a dia atarefado. Seja qual for o método, o importante é que seja intuitivo e prático para si.

Invista em boas janelas

Existem muitos motivos para investir em janelas de qualidade: para poupar na fatura da luz; para isolar ruídos indesejados; ou simplesmente para ajudar a conservar o calor dentro de casa. Parte de um bom isolamento térmico e da eficiência energética de um lar, depende da qualidade das janelas. E não é para menos, já que cerca de 25% da energia escapa pelas paredes e tetos das casas mal isoladas. Isto logicamente acaba por aumentar a necessidade de utilizar formas de aquecimento artificiais e consequentemente, aumenta os custos com a eletricidade. Assim, ao investir em boas janelas estará a limitar as perdas e trocas de calor do interior com o exterior da casa, conservando a temperatura.

Pode interessar-lhe: Janelas oscilo-batentes: vantagens e desvantagens

Proteja-se da humidade

E por falar em isolamento térmico, é no Inverno que chega com mais preponderância a temida humidade, que além de inestética, também pode trazer consigo doenças respiratórias e arrefecimento dos interiores. Estimulada pelos períodos de chuva, pelo mau isolamento das janelas, pela condensação e vapores, pela falta de luz natural e pelas infiltrações, má construção e tintas desadequadas, a humidade pode manifestar-se de forma bastante visível através do aparecimento de manchas de bolor. É difícil acabar com este bicho papão, mas não é impossível. De entre as várias soluções, uma das mais fáceis e rápidas de concretizar é sem dúvida o investimento num desumidificador. Ataque as divisões mais problemáticas com este eletrodoméstico para reduzir a sensação de frio em casa.

Para mais truques consulte: Proteja a sua casa da humidade com estas dicas

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Ultima actualização: 09 janeiro 2022
Botão Voltar ao Topo