Lifestyle

Lavandaria: truques para uma lavagem da roupa eficiente

Saiba como lavar a sua roupa em casa de forma eficiente

Lavar e cuidar da roupa não é tarefa fácil. Na verdade, é provável que esta seja a lide doméstica que consome mais tempo e que exige um maior nível de cuidado – muito por conta da fase “engomar”. O processo vai muito além da separação por cores e é preciso prestar atenção às etiquetas que acompanham a roupa para assim saber qual a melhor forma de as lavar. Mas além de tudo isso, há pormenores relacionados com a máquina e o ciclo de lavagem propriamente dito que muitas vezes passam despercebidos e acabam por prejudicar o processo de higienização da roupa e as próprias peças, que muitas vezes saem estragadas, com nódoas por tirar e pouco cheirosas. A pensar nisso, reunimos uma lista de 5 dicas para o ajudar neste processo. Ora veja.

Veja também: Lavandaria em casa: como criar um espaço bonito e funcional

Escolha bem o programa utilizado

Um dos maiores erros no processo de lavagem de roupas é a escolha do programa a utilizar. Há uma grande tendência para escolher sempre o mesmo programa, para todo o tipo de roupa. Nem sempre é necessário fazer um ciclo longo para lavar meia dúzia de peças de roupa e muitas vezes acaba a ter um saldo astrononómico na sua fatura da luz por conta deste pormenor. Lembre-se que tudo depende do nível de sujidade, o tipo de tecidos e a quantidade de roupa. Por isso escolha o programa mais adequado a cada ciclo de roupa – brancos, cores, económico, sintéticos ou delicados são alguns exemplos. Lembramos ainda que na maioria das vezes os ciclos económicos são suficientes para fazer a higienização da sua roupa.

Certifique-se que fez a limpeza à sua máquina

Tanto a máquina da roupa como a da loiça necessitam de uma limpeza regular para evitar a acumulação de calcário, cheiros, sujidade e lixo. Felizmente já existem várias técnicas para fazer a higienização dos aparelhos, muitas delas caseiras. Mas na verdade, o ideal mesmo é dirigir-se a uma grande superfície comercial para comprar um limpa-máquinas. Estes produtos são próprios para limpar os aparelhos, já que garantem a higienização correta dos circuitos e não danificam as máquinas. Para assegurar o bom funcionamento e aumentar o tempo de vida dos aparelhos, deve fazer uma limpeza à sua máquina da roupa pelo menos uma vez a cada 2 meses. Desta forma, irá ter sempre roupas cheirosas e bem lavadas.

Também lhe pode interessar: Truques para limpar a máquina de lavar a roupa e a louça

Cuidado com a lavagem da roupa íntima

A roupa íntima é das peças mais delicadas e, por isso, devem existir alguns cuidados extra na hora de colocar tudo dentro da cuba da máquina de lavar. A começar pelo investimento em sacos de rede com fecho. Além de evitar perdas de meias no meio do programa de lavagem, poderá manter afastada da restante roupa, as peças mais delicadas e que se podem danificar se lavadas junto de roupas com fechos de correr. Por exemplo, ao lavar sutiãs deve certificar-se que estes estão fechados. Também é importante ter atenção à temperatura da água, que deve ser fria para evitar que as peças alarguem. No campo dos detergentes, o ideal é utilizar um produto líquido e evitar os amaciadores, já que estes danificam mais rapidamente as fibras sintéticas da roupa. No final do ciclo de lavagem, e se a sua máquina o permitir, o ideal é parar o ciclo para retirar o saco de rede antes da centrifugação.

Diga não ao amaciador na hora de lavar atoalhados

Supomos que gosta de manter as suas toalhas suaves e cheirosas. Tarefa difícil, já que este tipo de tecido tem tendência a reter cheiros desagradáveis. Assim, tendência é para usar uma grande quantidade de detergente e amaciador. Mas à semelhança do que acontece com a roupa íntima, as fibras sintéticas dos atoalhados não lidam bem com a presença do amaciador no circuito de lavagem. Deve ainda ter outros cuidados extra com este tipo de peça que não deve ser misturada com as roupas comuns, não lida bem com uma centrifugação muito demorada e definitivamente precisa de sombra para secar (não sol, que danifica as fibras dos atoalhados).

Leia mais: Podcasts para o ajudar na vida doméstica

Utilize espuma de barbear para tirar nódoas de maquilhagem

A maquilhagem é uma das nódoas mais difíceis de retirar das roupas. Felizmente existem técnicas para facilitar a vida e o uso de espuma de barbear para retirar as manchas de base ou batom é uma delas. Basta colocar a espuma por cima das nódoas a retirar, deixar atuar e de seguida proceder à lavagem normal das peças, seja à mão ou à máquina.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Lifestyle

Ultima actualização: 11 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo