Lifestyle

Conheça os encantos do Gerês

Conheça os encantos do Gerês

O Parque Natural da Peneda-Gerês é encantador em qualquer altura do ano, mas o Verão é sem dúvida a estação eleita dos turistas que rumam ao norte do país para conhecer as paisagens inebriantes desta região. Este paraíso para os amantes da natureza esconde verdadeiros tesouros como trilhos, cascatas, lagoas, vales, santuários e outros pontos de interesse que não vai querer perder. Ao nível da gastronomia, há iguarias para todos os gostos sendo o Cozido à Terras do Bouro, o Cabrito Biológico da Serra do Gerês, a Aletria e a Chanfana de Cabra os pratos mais típicos da região.

Encontre aqui os imóveis disponíveis para férias no Gerês, Terras do Bouro

Se gosta de viver rodeado pela natureza ou de poder contar com um lugar para sair da agitação da cidade e fazer aquela escapadinha de fim-de-semana para um local tranquilo, o Gerês é uma ótima opção para se rodear de paz e tranquilidade. Deixe-se surpreender pela serenidade, pela magia e pela pureza deste local e atente aos 8 pontos de interesse de paragem obrigatória na sua próxima visita a Terras do Bouro.

Encontre aqui os imóveis disponíveis para venda no Gerês, Terras do Bouro

 

1. Lindoso

Além de um Castelo, uma Ponte Medieval, Moinhos de Água e outro património edificado valioso, o cartão de visita de Lindoso é um conjunto de espigueiros muito típico das terras do Norte do país. São cerca de 60 numa eira abaixo, que tornam este num dos lugares mais incríveis para registar aquela foto de família para a posteridade.

2. Barragem de Vilarinho das Furnas

Alimentada pelas águas do Rio Homem, a Barragem de Vilarinho das Furnas esconde as ruínas da aldeia de Vilarinho das Furnas, que apenas são visíveis quando os verões são bastante secos ou quando a companhia elétrica realiza descargas consideráveis de água. Na albufeira de Vilarinho da Furna são ainda permitidas atividades de lazer como a pesca e a natação.

3. Cascata de S. Miguel

Mais conhecidas como Cascatas da Portela do Homem, tratam-se de vistosas sucessões de pequenas quedas de água no Rio Homem, que ficam a apenas 500m da fronteira com Espanha. 

4. Vila do Gerês

Com vários restaurantes, alojamentos, comércio e serviços, a Vila do Gerês é um ótimo local para repor energias e apreciar a vida das gentes da terra. Por lá, vai também encontrar as famosas Termas do Gerês, cuja água é utilizada para diversos fins terapêuticos, bem como o Parque das Termas, que dispõe de diversas atividades ao ar livre.

5. Miradouro da Pedra Bela

Localizado a cerca de 830 metros de altitude o Miradouro da Pedra Bela é um dos pontos de observação mais conhecido do Gerês. Por lá, vai encontrar uma paisagem cénica estonteante, pintada pelas pontes do Rio Caldo e por toda a albufeira da Caniçada, bem como um agradável parque de merendas e uma pequena fonte para relaxar durante uns instantes.

6. Cascata de Fecha de Barjas

Conhecida como Cascata do Tahiti, situam-se perto da aldeia da Ermida, num lugar recôndito que requer alguns cuidados no acesso. As quedas de água, provenientes do Rio Arado possuem uma natural beleza que tem atraído cada vez mais turistas.

7. Cascata do Arado

À semelhança da Cascata de Fecha de Barjas, também a Cascata do Arado partilha das águas do Rio Arado. Com uma altitude de cerca de 900 metros, este ponto de interesse pode ser acedido através da aldeia da Ermida (que fica a apenas 3km). É possível aceder ao lugar com o carro, mas o último quilómetro deve ser feito através de um caminho em terra batida até à ponte sobre o rio Arado.

8. Santuário da Nossa Senhora da Peneda

De uma beleza arquitetónica sublime, o Santuário da Nossa Senhora da Peneda fica situado num lugar recôndito que vale a pena visitar. Percorra a extensa escadaria que dá acesso à Igreja e aproveite para apreciar as várias capelas que contam as cenas da vida de Cristo.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 02 novembro 2021
Botão Voltar ao Topo