Lifestyle

Casas pré-fabricadas: como funciona?

Casas pré-fabricadas: como funciona?

Sinónimo de falta de qualidade no passado, hoje as casas pré-fabricadas são cada vez mais procuradas. A tecnologia avançou e as empresas começaram a construir casas pré-fabricadas com tanto ou mais durabilidade e estética que as casas em alvenaria, de construção tradicional. 

Como é natural, sendo algo recente, as dúvidas são muitas. Se consultarmos os diversos fóruns de construção existentes on-line verificamos que as perguntas são tão diversas como: Onde comprar casas pré-fabricadas? Podem fazer-se casas pré-fabricadas com varanda? Quanto custa uma casa pré-fabricada? Podem fazer-se casas pré-fabricadas com garagem? Onde comprar casas pré-fabricadas baratas? O que são eco casas pré-fabricadas? Existem casas pré-fabricadas com placas de cimento? Procuraremos responder a estas e outras questões ao longo deste artigo.

Quais as principais diferenças?

As maiores diferenças das casas pré-fabricadas em relação à construção tradicional são o tempo de execução – uma casa pode estar pronta entre 3 a 9 meses – e os materiais utilizados – em vez do método “tijolo sobre tijolo, reboco e pintura”, a casa é construída por módulos numa fábrica e posteriormente transportada e montada no terreno do proprietário

Ao contrário do que muitos pensam, a construção não é low-cost ou mais barata que as casas clássicas. Tudo vai depender do tipo de materiais, do projeto e dos acabamentos escolhidos. Para obter um resultado duradouro e de qualidade não vai ter uma poupança significativa.

Consulte informações mais detalhadas das diferenças entre casas tradicionais e casas pré-fabricadas neste artigo.

casas pre-fabricadas com placas de cimento

As casas pré-fabricadas podem ter garagem? E varandas?

A resposta é sim. Presentemente é possível fazer qualquer tipo de design e acrescentar ou retirar módulos ao longo do tempo. As casas pré-fabricadas podem ter varandas, dois ou mais pisos e garagens ou anexos. Tenha em conta que, quanto mais elaborado e mais recortada for a planta da casa mais vai encarecer a construção mas que, havendo orçamento, praticamente tudo é possível.

É verdade que as casas pré-fabricadas são todas de madeira?

Não é verdade. As casas pré-fabricadas podem ser construídas com diversos materiais:

  • Estrutura LSF (Light Steel Frame ou “Estrutura de aço leve”) – Embora esta construção não seja considerada pré-fabricada porque grande parte é feita diretamente no local da obra, pode dizer-se que é parcialmente modular, uma vez que toda a estrutura é efetuada em fábrica e depois montada no terreno. 
  • Madeira – A madeira é um material nobre, utilizado na construção há muitos anos. As casas de madeira são de grande qualidade, passam por um rigoroso processo de controlo da qualidade dos materiais e por diversas certificações industriais, que garantem a sua segurança.
  • Placas de betão (cimento ou concreto) – O betão é, de facto, utilizado na construção de casas pré-fabricadas. Sendo um material um material resistente, sólido e durável, é muito apetecido. Depois de construídos, e feito o controlo de qualidade, são transportados para o terreno da obra, onde são montados com uma grua. Os acabamentos são feitos já no local da casa. 

Onde comprar casas pré-fabricadas?

A oferta de empresas é bastante grande. O nosso principal conselho é que faça uma pesquisa na internet mas, se possível, também procure encontrar contatos de pessoas que tenham construído casas com as empresas que mais lhe despertem a atenção. Este trabalho de investigação das empresas é fundamental para não correr riscos. Contactar empresas mais perto da área onde quer construir também poderá reduzir os custos de transporte, que podem ser avultados. Não há como pedir orçamentos, não esquecendo estas parcelas.  

casas pre-fabricadas em madeira

O que são eco casas pré-fabricadas? 

Outro dos aspetos importantes e inovadores das casas pré-fabricadas é serem mais ecológicas, nomeadamente por serem muito eficientes em termos energéticos. Mesmo não apostando apenas em materiais sustentáveis, só o próprio método de construção apresenta uma redução significativa a nível da produção dos resíduos. Mas mesmo em relação aos materiais utilizados na construção muitas delas integram materiais reciclados (como aglomerados de madeira, por exemplo) ou recicláveis. Possuem melhor isolamento térmico o que reduz o consumo elétrico. Por fim, também é normal integrarem todas as novas tecnologias mais sustentáveis como painéis solares, luzes LED, sistema de recuperação de águas pluviais, entre outras coisas.

Por todas estas razões, as casas pré-fabricadas são frequentemente consideradas “eco casas”, muito embora o conceito de eco casa vá mais além e envolva mais aspetos do que os apontados acima. Ainda assim, é uma opção bastante sustentável. 

 E os preços? Onde posso comprar casas pré-fabricadas baratas?

Os preços das casas pré-fabricadas são muito variados. O valor final depende sempre de vários fatores entre os quais se destacam a dimensão e os materiais utilizados, nomeadamente a nível de acabamentos. 

Saiba, ainda assim, que há projetos portugueses a preços muito atrativos, por isso pesquise cuidadosamente e peça vários orçamentos. Não se esqueça de comparar o mais possível os mesmos itens: dimensões, nível de equipamentos, serviços incluídos e excluídos.  

Sem dúvida que optar por uma casa pré-fabricada é uma alternativa muito tentadora quando pensa em construir a sua casa. Faça a sua pesquisa e considere todos os aspetos para tomar a melhor decisão possível. 

Ultima actualização: 28 julho 2022
Botão Voltar ao Topo