Lifestyle

Prendas de Natal: 5 ideias para fazer em casa

5 sugestões de prendas de Natal para fazer em casa

As prendas de Natal podem ser uma dor de cabeça. Na sociedade contemporânea há muita oferta, mas também muitas vezes os nossos familiares e amigos já têm tudo por isso sugerimos uma lista de faça você mesmo. 

Globos de neve

São uma das marcas para o Natal, uma alegria para as crianças e um objeto decorativo para qualquer casa na época natalícia. E uma prenda que pode ser adaptada a diferentes pessoas.  

O que precisa

  • um frasco de vidro com tampa (aproveitando frascos usados, e quanto mais redondo mais bonitos) 
  • objeto decorativo que caiba no frasco (preferencialmente de plástico) 
  • glitter ou purpurinas 
  • super-cola 

Como fazer

Cole o objeto decorativo na tampa do frasco. Encha o frasco de água, já com o objeto colado à tampa, para perceber a quantidade exata de água que precisa e reserve a água noutro recipiente. Depois, coloque dentro do frasco o glitter ou as purpurinas (escolha a quantidade, não precisa de ser muita). Coloque a água que tinha reservada, coloque um pouco de cola na parte de dentro do tampo, onde enrosca com o frasco e aperte bem. 

Sugestão: Em vez de um objeto comprado, faça você mesmo o objeto dentro do globo. Pode também plastificar uma fotografia, dos dois lados, personalizando-a ainda mais e arriscando-se a ir para o top das prendas de natal. 

 

Calendários do advento

Fazem as delícias dos mais novos e são uma boa maneira para os ensinar não só o calendário, como a capacidade de resistir às tentações. É uma prenda muito fácil de fazer. 

O que precisa

  • Uma superfície de madeira, que pode ter vários desenhos, desde uma casa a uma árvore de natal. 
  • Pregos ou parafusos ou pequenas pegas de madeira 
  • Pincel e tintas 
  • Chocolates, gomas ou outros objetos a oferecer. 

Como fazer

Compre ou aproveite um pedaço de madeira. Limpe-a e deixe secar, preferencialmente de um dia para o outro. Pinte com as decorações natalícias que desejar, se for com formato de pinheira, utilize os verdes, se tiver o formato bidimensional de uma casa pinte as janelas, a porta e o telhado. Pregue ou aparafuse os objetos que servirão de pendurante ao seu projeto, que devem ser 24, um para cada dia do mês de dezembro até ao natal. Pendure as prendas para as crianças, uma por cada dia. 

 

Cabazes

Outra marca das prendas de natal são os cabazes. Propomos que faça você mesmo os cabazes com materiais reciclados, para as suas prendas. 

O que precisa

  • Caixas de madeira, preferencialmente de fruta 
  • Tinta, preferencialmente preta ou branca, mas pode ser de outra cor. 
  • Papel 
  • Celofane ou filme transparente 

Como fazer

Limpe com uma lixa os pedaços soltos e sujos da caixa, passe também uma esponja para lavar a caixa. Se preferir, forre a caixa por fora, em papel, e por dentro recorte, fininhas, folhas de papel, de jornal – por exemplo – até encher pelo menos a profundidade da caixa. Coloque depois os produtos que pretende oferecer, de chocolates a bebidas, de bolinhos caseiros a, por exemplo, globos de neve. Feche com papel celofane ou papel filme de cozinha. 

 

Molduras faça você mesmo

Para que as famílias guardem muito perto a memória dos seus entes queridos numa altura em que se calhar não podem estar tão presentes como pretendiam. Poderá ser não uma, mas várias prendas de natal. 

O que precisa

  • Dois ou mais vidros, em número par e do mesmo tamanho 
  • Duas molduras de madeira (ou uma com uma ranhura para os vidros, há à vendas em lojas da especialidade) 
  • Cola tudo instantânea (se decidir fazer a moldura de madeira você mesmo) 
  • Folhas e plantas à escolha 

Como fazer

Previamente, coloque as folhas que pretende utilizar num livro grosso, que serve de prensa, deixando-as ficar algum tempo lá dentro. Num vidraceiro, ou numa loja de ferramentas que corte vidro, compre a quantidade de vidro necessário, sempre a duplicar (para três molduras comprar seis vidros). Se comprar as molduras pré-moldadas e com ranhura, peça vidro que encaixe na ranhura, se não, tenha o cuidado de os pedaços de madeira que comprar coincidam com o tamanho dos vidros.  

Em ambos os casos, escolha a decoração que pretende colocar na moldura: um caule com várias folhas de azevinho, por exemplo, e coloque num dos vidros e tape com o outro. Se utilizar a moldura com ranhura, é só colocar os dois vidros, bem prensados dentro da moldura. Se decidiu fazer a sua própria moldura, coloque uma parte da moldura na mesa, ponha cola de forma uniforme e espere 24 horas. Depois faça do outro lado. Um presente personalizado, bem natural. 

 

Canecas personalizadas 

É uma das prendas de Natal caseiras mais fáceis de fazer e das que mais podem significar para quem recebe o presente. 

O que precisa

  • Canecas de cerâmica branca ou de outra cor, uniformes. 
  • Canetas de tinta permanente, preta ou de mais cores. 

Como fazer

A sugestão pode ser escolher uma frase cómica, espiritual e pessoal que identifique o presenteado, seja do Fernando Pessoa, da Bíblia ou uma frase que lhe seja comum – “Não acordo até tomar uma chávena de café”, por exemplo. Escreva. Adicione um desenho, se tiver jeito, de uma árvore de Natal, ou do Pai Natal, ou de uma meia. Quando concluído, coloque a caneca de cerâmica no forno durante 30 minutos a 180º, calce umas luvas e deixe arrefecer. 

 

Aqui tem cinco ideias de prendas de Natal para fazer em casa, até pode fazer juntamente com a família e distribuí-las por quem lhe é mais querido. Bom Natal! 

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Veja também:

Ultima actualização: 30 junho 2021
Botão Voltar ao Topo