Lifestyle

10 ideias para remodelar casas de banho pequenas

10 ideias para remodelar casas de banho pequenas 

As casas de banho são uma das divisões da casa que mais se ressentem com o passar do tempo. O desgaste dos materiais devido à humidade e a rápida desatualização de móveis, revestimento e design de sanitários fazem com que em poucos anos sinta que a sua casa de banho está desatualizada e fora de moda. Se tem uma casa de banho muito pequena, o desafio ainda é maior pois tem que garantir espaço de arrumação

Precisa de inspiração e ideias de casas de banho pequenas e modernas? Está à procura de sugestões de como decorar casas de banho pequenas? É adepto das casas de banho vintage, mas não sabe como fazer? O que gostava mesmo era de ter as casas de banho pequenas, mas de luxo? Chegou ao sítio certo, então. Apresentamos-lhe 10 ideias de como remodelar e decorar casas de banho pequenas. Com mais ou menos budget, com mais ou menos alterações… veja o que lhe agrada mais.

1 – Casas de banho minimalistas

como decorar casas de banho pequenas

Se tem um estilo minimalista e quer que a casa de banho dure muitos anos sem ficar desatualizada, deve optar por linhas o mais retas possível, cores lisas, de preferência tendo o branco como base. Usar materiais nobres e duradouros como mármores e madeira também é sempre uma garantia de longevidade.

Este primeiro exemplo, mostra que é possível fazer casas de banho pequenas com banheira, sem perder o estilo e o espaço de circulação.

2 – Casas de banho muito pequenas

ideias para casas de banho muito pequenas

Esta casa de banho é realmente muito pequena e estreita e é por isso um desafio conseguir que tenha tudo o que é necessário. Felizmente hoje há opções muito variadas que permitem fazer casas de banho pequenas e bonitas. Aqui jogou-se com os espaços livres, nomeadamente com as reentrâncias das paredes, para fazer um lavatório com alguma bancada e ainda com arrumação! Também as prateleiras por cima da sanita, além de conferirem um aspecto mais sofisticado à casa de banho, aumentam o espaço de arrumação, precioso em tão curtos metros quadrados.

3 – Casas de banho pequenas de luxo

casas de banho pequenas de luxo

Se acha que por ter uma casa de banho pequena esta não pode ter um aspeto luxuoso, está enganado. Pequenos truques de cor e materiais e alguns apontamentos de decoração criam com facilidade essa atmosfera de luxo que tanto aprecia. Veja este exemplo que escolhemos. O uso da madeira no chão e no móvel do lavatório, conjugado com painéis de azulejo de grande dimensão em cinzento confere de imediato uma certa sofisticação ao ambiente. A escolha de torneiras em preto e de uma bacia de lavatório original, fizeram o resto. Casas de banho pequenas com cabine de duche em vidro, também aparentam ser mais luxuosas. O uso de plantas (verdadeiras ou artificiais) na decoração também é sempre um apontamento a ter em conta quando se procura criar um ambiente mais requintado.

4 – Casas de banho pequenas com banheira

Apesar de ser cada vez mais comum ver casas de banho com duche e sem banheira, há ainda quem não queira prescindir desse equipamento. Se a casa de banho é muito pequena, integrar uma banheira é um desafio acrescido. Neste exemplo que escolhemos, houve necessidade de escolher um lavatório muito pequeno, para poder manter a banheira. E, na verdade, foi encontrada uma solução prática e ajustada às necessidades dos proprietários. Casas de banho pequenas com banheira? Sim, é possível!

casas de banho pequenas com banheira

5 – Casas de banho pequenas e simples

Quando o orçamento é curto e o sentido prático é grande, não é impossível encontrar ideias simples e baratas. Esta solução, com um armário feito à medida e o aproveitamento total do espaço livre de parede, fica bonita e muito funcional. O espelho, de grandes dimensões, integrado nas portas do armário superior, confere uma sensação de amplitude à divisão. Com cores básicas, em tons de bege e madeira, esta decoração dificilmente fica ultrapassada. Uma casa de banho pequena e simples mas com muito bom gosto.

casas de banho pequenas e simples

6 – Casas de banho com azulejos com padrão e cor

azulejos para casas de banho pequenas

Se a sua casa de banho é toda em branco, e ainda está em bom estado, mas gostava de lhe dar um pouco mais de cor e um ar mais moderno a solução pode passar por aqui. Aplique azulejo apenas numa parede e conseguirá um efeito muito bonito. Estes azulejos são ideais para casas de banho pequenas uma vez que as paredes não têm grandes dimensões, o que poderia tornar o padrão demasiado “pesado”.

7 – Casas de banho vintage: solução low-cost

casas de banho vintage

Tem a sorte de ainda ter este tipo de sanitários, com aspecto “retro” e ainda por cima em bom estado? Então, em vez de substituir tudo, pense em mantê-los e em explorar esta solução super low-cost. É provável que a acompanhar este modelo de sanitários ainda tenha uns azulejos antigos e que já não suporta ver… Nesse caso, a solução pode passar por escolher um papel de parede com padrão vintage e usufruir de uma casa de banho como nova, diretamente saída dos anos 50. Uma delícia para os olhos de quem aprecia casas de banho vintage.

8 – Casas de banho pequenas com arrumação

casas de banho pequenas arrumaçao

Uma das dificuldades das casas de banho pequenas é o pouco espaço de arrumação. Mas só se quiser, porque há diversas soluções no mercado, para as quais nem precisa de fazer obras. Por exemplo, este armário que vê na fotografia, que fica perfeitamente encaixado por cima da sanita, aproveitando aquele espaço que, de outra forma, seria totalmente inútil. Há vários modelos, em diferentes materiais, cores e estilos. Este modelo branco de aspecto romântico é um clássico que nunca cansa.

9 – Casas de banho multifuncional

casas de banho modernas pequenas e baratas

Quando é preciso instalar a máquina de lavar roupa na casa de banho, principalmente se esta não for grande, a gestão do espaço torna-se complicada. Mas havendo criatividade, não há nada que não se faça. Esta solução que selecionamos é a resposta para, de uma forma muito simples, encaixar o lavatório e a máquina da roupa num mesmo espaço. E ainda ganha superfície extra de bancada. Qualquer carpinteiro faz esta solução à medida sem dificuldade.

10 – Casas de banho pequenas e bonitas

casas de banho pequenas e bonitas

Outra solução para conseguir remodelar casas de banho pequenas e baratas é tapar os azulejos antigos, evitando uma obra mais complicada de remoção dos mesmos. Neste exemplo que escolhemos para si, os azulejos originais foram pintados com uma tinta especial para esse efeito. Completaram a renovação com a aplicação de um revestimento de parede em PVC. Este revestimento em PVC branco, conjugado com a cor verde-água escolhida para os azulejos, confere um ambiente alegre ao espaço. Consegue um efeito totalmente novo e fresco, com uma remodelação rápida e barata.  

Para aproveitar o espaço da melhor maneira, utilizaram o canto para colocar o lavatório e um armário com espelho. Existem no mercado várias opções de armários para casas de banho pequenas, que cumprem na perfeição as funções de arrumação e de espelho sem ocupar muito espaço.

Estas são 10 opções de uma imensidão de ideias que pode explorar. Reúna as sugestões, faça medições, procure os materiais e comece já a planear a sua nova casa de banho.

Ultima actualização: 12 agosto 2022
Botão Voltar ao Topo