Imoblog

Lisboa: Campo de Ourique

Tudo sobre Campo de Ourique

A freguesia de Campo de Ourique – ou Bairro de Campo de Ourique, como também é apelidada – é uma antiga terra de quintas pertencentes a Campolide, projetada por Frederico Ressano Garcia em 1910, após a implementação da República Portuguesa.

Como resultado da agregação de freguesias, Campo de Ourique abrange as antigas freguesias de Santa Isabel e Santo Condestável, representando, deste modo, uma área total de 1,65km2 e 22 mil habitantes. 

Se também quer pertencer à lista de moradores desta freguesia, saiba que o preço médio de venda ronda os 3.600€/m2, um preço mediano acima do valor da cidade de Lisboa (3 205 €/m2 ). Comprar uma casa em Campo de Ourique pode não ser para todas as carteiras, mas não se vai arrepender.  

Sabia que durante a II Guerra Mundial, Campo de Ourique serviu de refúgio para muitos judeus? Atualmente, possui cerca de 22.132 habitantes, dispersos pelos mais de 13.800 alojamentos.

 

Património

Cinema Europa

Este espaço cultural que outrora foi uma das maiores salas de cinema de Lisboa, reabriu e 2017 como biblioteca e espaço cultural, tendo mais de 5.000 livros em sala.

Casa Fernando Pessoa

O escritor português Fernando Pessoa passou os últimos quinze anos da sua vida em Campo de Ourique, na sua casa na Rua Coelho da Rocha. Hoje em dia, a casa do poeta  pode ser visitada – a biblioteca dedicada ao poeta e salas com objetos pessoais, como a máquina de escrever de Pessoa, os óculos e os seus cadernos. Ao longo do ano decorrem eventos especiais como exposições temporárias e leituras de poesia. Em Setembro, a entrada na Casa Fernando Pessoa é livre e estará aberta ao público de terça a domingo das 11h às 17h, sendo a última entrada às 16h00.

No âmbito da cultura, a Junta de Freguesia de Campo de Ourique organiza várias atividades, entre as quais passeios culturais, conferências, mostras de artesanato, a Universidade Sénior e a Ludobiblioteca.

Espaços de lazer ao ar livre

Se comprar uma casa em Campo de Ourique aproveite para dar uma caminhada ou passear no Jardim da Parada, um dos locais mais emblemáticos do bairro.

Transportes e Acessibilidades

O Bairro de Campo de Ourique não dispõe de diversos meios de transportes como comboio ou metro, pois a essência singular do bairro ainda hoje perdura: sair de casa e poder fazer tudo a pé. Contudo, tem o simbólico Elétrico 28, que para além de muito turístico, liga o Martim Moniz a Campo de Ourique.  

Saúde 

No que diz respeito à saúde, pode encontrar nesta freguesia, os especialistas dedicados exclusivamente à Podologia com a mais avançada tecnologia – a clínica Doutor Pé. A saúde dos nossos pés é de grande importância, sendo a base de sustento do nosso corpo, não nos podemos esquecer de cuidar e tratar.

Comércio 

O comércio e serviços são das principais razões pelo qual Campo de Ourique é tão procurado, tendo como consequência a crescente procura por imóveis para habitação e para investimento, tornando Campo de Ourique uma zona tão cobiçada. Se morar em Campo de Ourique pode ter à sua porta inúmeras lojas, restaurantes e mercados tradicionais – um verdadeiro centro comercial a céu aberto.  Nesta freguesia, tem ao seu dispor vários cafés, gelatarias e bares, para experimentar a vida noturna do bairro do Campo de Ourique.

Mercado Municipal de Campo de Ourique

O enigmático Mercado Municipal de Campo de Ourique é um mercado local com deliciosos produtos frescos e muitos restaurantes. Este mercado e alimentação é muito menos frequentado pelos turistas do que o Mercado Ribeira Time-Out.  A simpatia dos comerciantes aliado à variedade de legumes, fruta e outros alimentos não o vão deixar indiferente.

Na principal rua de Campo de Ourique, a Rua Coelho da Rocha, pode deixar deliciar-se pelos melhores locais para comer, desde a comida japonesa até aos pratos mais saudáveis e “na moda”.

Se é oficialmente um novo morador deste agradável bairro lisboeta, com certeza irá querer ter o seu cantinho decorado a gosto, mas nada melhor do que ajuda de profissionais. Passe pelo atelier Margarida Burgarim, deslumbre-se com as brilhantes ideias de decoração e incrível mobiliário desenhado à medida.

 

O que dizem os moradores? 

A simpatia reina entre os moradores de Campo de Ourique, dos mais novos aos mais antigos. Segundo estes, transportes, segurança, lojas e restaurante não faltam. O pior mesmo é o estacionamento.

Num estudo feito pelo Imovirtual, junto dos moradores de Campo de Ourique, foi possível atribuir uma avaliação global da freguesia, bem como identificar os pontos mais forte e mais fracos da mesma. Veja os resultados:

Se está à procura de um imóvel para arrendar ou comprar nesta localidade, consulte todas as ofertas disponíveis no website do Imovirtual.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 29 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo