Imoblog

Águas Livres: uma freguesia em evolução

O que tem Águas Livre para oferecer?

Uma freguesia relativamente nova no concelho da Amadora, Águas Livres foi constituída em 2013, sendo que integra a antiga freguesia da Damaia, parte da antiga freguesia da Reboleira e da Buraca. Águas Livres é uma freguesia residencial com todas as comodidades necessárias para os seus residentes, nomeadamente parques urbanos, centro comerciais e estações de comboio. Ao longo dos últimos anos, o concelho da Amadora tem investido na construção e manutenção de diversos espaços públicos nas suas freguesias.

Património

A freguesia tem vários edifícios históricos e com arquitetura de referência tais como:

  • O Aqueduto das Águas Livres é um complexo sistema de captação e distribuição de água. O aqueduto foi mandado construir por D. João V no século XVIII. Desde 2002, o aqueduto está classificado como Monumento Nacional;
  • O Palácio/ Quinta dos Condes da Lousã, construído no século XVIII, é uma casa de campo típica da região lisboeta, com reboco cor de rosa e pilastras de pedra. Desde 2012, está classificado como Imóvel de Interesse Público;
  • A Quinta do Outeiro, também conhecida por Quinta de Nossa Senhora dos Prazeres, distingue-se pelo seu valor arquitetónico, com destaque para os azulejos com cenas campestres bem como a capela dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres. É classificada como Imóvel de Interesse Municipal.

Transportes

A freguesia de Águas Livres é servida por duas grandes vias rodoviárias da área metropolitana de Lisboa: IC-17 e IC-19.

Existem duas estações de comboio nesta freguesia, a Estação de Sta. Cruz-Damaia e a Estação da Reboleira.

A nível de autocarros é servida pela Carris e Lisboa Transportes.

Educação

A União de Freguesias é servida de escola de  Educação Pré-escolar,  Ensino Básico (1º Ciclo, 2º Ciclo e 3º Ciclo) e Ensino Secundário.

As suas escolas são: Escola EB 2.3/ Secundária D. João V, Escola EB 2.3 / Secundária Azevedo Neves, Escola EB 2.3 Pedro d’Orey da Cunha, Escola EB 1/ JI Alice Vieira, Escola EB 1/JI das Águas Livres, Escola EB 1/JI da Cova da Moura, Escola EB 1 Padre Himalaia, Escola EB 1/ JI Condes de Lousã, Escola EB 1/ JI José Ruy, Jardim de Infância da Damaia e a creche “Os Pequenos Génios”.

Também é de destacar que a Junta de Freguesia promove um programa criativo e dinâmico de nome “Aprender & Brincar”, dirigido para as crianças do Jardim de Infância e 1º Ciclo. Este programa pretende acompanhar e desenvolver a aquisição de competências dos alunos, fora do horário letivo e nas interrupções letivas.

Saúde e Comércio

A nível de saúde, Águas Livres é servida do Hospital Público Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), com especialidades médicas e cirúrgicas, que se localiza na freguesia de Venteira.  A freguesia também é servida pelos Centros de Saúde da Buraca e da Damaia.

Em termos de comércio, tem o comércio local e o Centro Comercial da Amadora. Este centro comercial tem mais de 30 lojas, incluindo lojas de roupa, restaurantes, clínica dentária e um hipermercado. 

Lazer

A freguesia de Águas Livres dispõe de vários parques e jardins, nomeadamente o Parque Urbano do Neudel e o Jardim dos Aromas. Nestes espaços verdes, pode praticar exercício físico ao ar livre e apreciar a natureza em família. 

O Parque Urbano do Neudel tem vários espaços recreativos destinados a atividades lúdicas e de lazer, tendo um edifício multifunções, zonas de estar, uma esplanada, terraços ajardinados, equipamentos destinados ao recreio ativo, um quiosque, fontes, espaços pedonais, um parque aquático, uma cascata, um lago biológico e cerca de 400 árvores de várias espécies. Este parque tem ainda um circuito de equipamentos de fitness que permitem à população a prática de exercício físico.

O Jardim dos Aromas é um parque com cerca de 1,2 ha que tem uma alameda pedonal, uma fonte, uma zona de estadia com estrutura de sombra com bancos, uma zona de jogos tradicionais, dois parques infantis e um espaço para piquenique.

O Complexo Sócio-Desportivo tem várias atividades para todas as idades, como por exemplo, natação, hidroginástica, karaté, hip-hop, entre outras.

Eventos e Gastronomia

A freguesia de Águas Livres organiza durante o ano várias atividades e eventos, nomeadamente a Caminhada na Marginal, um evento desportivo organizado pela junta de freguesia várias vezes ao ano, a Feira do Fumeiro e Produtos Regionais, que decorre em Setembro e promove produtos tradicionais portugueses e de artesanato, com muita animação municipal, e o Festival das Sopas & Petiscos, organizado pela Junta de Freguesia em parceria com o Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, onde há muita animação para todas as idades, com música e comida;   

No Cineteatro D. João V realizam-se vários espetáculos de música, teatro e conferências.

Águas Livres em números

A freguesia de Águas Livres, situada no concelho da Amadora, tem mais de 37 mil habitantes e uma área de 2,21 km2.

O Imovirtual desenvolveu recentemente um estudo sobre as freguesias de Portugal. Este estudo foi realizado junto dos residentes de Águas Livres onde avaliaram várias categorias, como a segurança, limpeza, estacionamento, espaços de lazer e outros desta freguesia. Conheça os resultados desta freguesia:

Segurança: 3.31

Limpeza: 3.54

Qualidade do ar: 3.33

Silêncio: 3.31

Transportes Públicos: 4.00

Lojas e Restaurantes: 3.31

Espaços de Lazer: 3.50

Estabelecimentos de ensino: 3.744

Espaços de saúde: 3.30

Custo de vida em geral: 3.30

Acessos: 4.11

Estacionamento: 3.33

Avaliação Global: 3.56

Se está a pensar em comprar ou arrendar casa em Águas Livres, não se esqueça de consultar todas as ofertas disponíveis no nosso site.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 29 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo