Imobiliário

Perguntas a fazer a um Consultor Imobiliário na hora de comprar ou vender uma casa

Questões a colocar a um Consultor Imobiliário

Vender uma casa não é uma decisão que deva ser tomada de ânimo leve. Comprar uma casa também não. Tratam-se de processos morosos, complexos e burocráticos que devem ser sempre acompanhados por um profissional qualificado, capaz de o ajudar a esclarecer todas as dúvidas e incertezas. Falamos obviamente do Consultor Imobiliário, um cargo que vai muito além do simples “vendedor de casas”.

O Consultor concentra em si uma diversidade de funções e aptidões das quais fazem parte o estudo do mercado local, a angariação o conhecimento das leis, o acompanhamento e gestão da carteira de clientes, bem como a promoção de imóveis. Um profissional completo, que prioriza a relação de confiança com os seus clientes, aconselhando-os em todos os momentos do processo.

É por isso a pessoa certa para colocar todas as questões antes de comprar ou vender uma casa. A pensar nisso o Imovirtual reuniu algumas questões que deve esclarecer junto do seu Consultor Imobiliário na hora de entrar no Mercado Imobiliário.

Quero vender a minha casa. Quantos dias as casas semelhantes ficam no mercado? E de que forma os seus preços se comparam ao valor que estou a solicitar?

Ter noção dos preços que estão a ser praticados no mercado e do tempo médio que casas como a sua ficam disponíveis para venda é meio caminho andando para acertar os pormenores da venda do seu imóvel. Questione o seu Consultor Imobiliário sobre estes pormenores a fim de poder tomar decisões mais acertadas e informadas.

Devo baixar o preço da minha casa para a vender mais rápido?

Pelo seu conhecimento do mercado local, da oferta e dos valores praticados em imóveis semelhantes ao seu, o Consultor Imobiliário é a pessoa indicada para fazer esta pergunta. É ele que o irá aconselhar sobre qual é o preço mais indicado para atribuir ao seu imóvel.

De que forma a COVID-19 impactou o mercado local?

Esta é uma pergunta que até então ninguém imaginaria ter de fazer a um Consultor Imobiliário. Funciona tanto para quem pretende vender como para quem pretende comprar, mas sem dúvida que irá interessar mais aos primeiros sujeitos. Com ela poderá avaliar a tendência atual de preços ou perceber que tipo de oferta está a surgir no mercado.

Quero comprar uma casa. Qual é o valor do condomínio?

Comprar uma casa é um compromisso. Existem várias despesas associadas ao processo e algumas delas são fixas. É o caso do valor do condomínio. Antes de avançar para a frente com o negócio e para não dar um passo maior que a perna, é importante esclarecer junto do seu Consultor Imobiliário qual é o valor do condomínio do imóvel (no caso de apartamentos), para que possa incluir essa despesa no seu rol de obrigações mensais, semestrais ou anuais.

Existem perspetivas de valorização da zona?

Uma pergunta válida para vendedores e compradores, que pode ditar a concretização do negócio ou não. O Consultor Imobiliário está sempre a par das novidades, pelo que se existirem perspetivas de progressão de uma determinada zona ele saberá informá-lo. Isto incluí a construção de novas infra-estruturas de transporte, comércio, serviços, lazer, entre outros fatores que podem, futuramente, valorizar uma localização e consequentemente os imóveis.

Quero comprar uma casa. Como é a vizinhança?

O Consultor Imobiliário conhecerá, certamente, a área onde está inserido o imóvel que está a vender. Assim se pretender obter informações sobre os serviços, comércio, transporte e demais infra-estruturas existentes na área, o profissional do Imobiliário será a pessoa indicada para o situar.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 22 julho 2021
Botão Voltar ao Topo