Imobiliário

Imóveis de Banca: onde encontrar financiamento a 100%

Imóveis de Banca: onde encontrar financiamento a 100%

Longe vão os tempos em que os Bancos ofereciam Créditos Habitação com 100% de financiamento. Estávamos em Julho de 2018, quando o Banco de Portugal colocou limites ao montante que as instituições financeiras disponibilizavam aos clientes para efetuar um empréstimo para a compra de um imóvel. As medidas foram tomadas como forma de limitar o risco das operações de crédito, nomeadamente ao nível do rácio de financiamento e do respetivo prazo de pagamento. Note-se que ao concederem Crédito Habitação a 100%, os bancos assumiam um risco elevado, já que existia uma maior probabilidade de incumprimento por parte do cliente.

Desde então, só é possível solicitar financiamento para um máximo de 90% do valor de uma casa, o que significa que os restantes 10% correspondem aquilo que se chama entrada inicial, suportada pelos clientes. Logicamente que esta medida veio influenciar a carteira de muitos portugueses, que agora se vêm obrigados a poupar dinheiro para a compra de um imóvel, quando antes o poderiam fazer sem qualquer adiantamento.

Todavia, ainda é possível encontrar casas para venda com financiamento a 100%. Só que agora os bancos são mais seletivos na escolha dos clientes que compram casa sem entrada inicial. Geralmente, os clientes só conseguem estes empréstimos se comprarem um imóvel que pertença ao banco. Mas explicamos tudo em pormenor mais abaixo:

Encontre aqui todos os imóveis à venda no Imovirtual com financiamento a 100%

Ainda é possível obter financiamento a 100%?

Embora mais complicado e com uma oferta mais reduzida, ainda existe a possibilidade de conseguir comprar uma casa com financiamento a 100%. Mas para isso, precisa de ter do seu lado tempo e paciência, além de saber procurar nos locais certos:

Instituições Bancárias

Apresentam taxas de juro mais atrativas e possibilitam a poupança com as comissões de abertura das financiadoras Quem compra imóveis ao banco, também pode esperar uma redução na burocracia e um regime de avaliação bancária de imóveis mais brando. É que quando o Mercado Imobiliário apresenta imóveis do portfólio das instituições financeiras, isso significa que os clientes vão conseguir condições mais abonatórias, como por exemplo a nível de spread. No entanto, note que o negócio principal dos bancos é o dinheiro e não os imóveis. Isto significa que as casas que disponibilizam para venda, estão no mercado para que as instituições consigam minimizar as perdas monetárias.

Se está a pensar em adquirir um imóvel recorrendo a esta modalidade, saiba que pode proceder à consulta dos imóveis para venda com financiamento a 100% pode ser feita presencialmente nos balcões dos bancos ou mesmo através dos sites próprios de cada instituição:

Outros locais

Estes são outros locais com quem pode ter a sorte de conseguir um financiamento a 100%:

  • Websites das redes mediadoras de imobiliárias que têm regime de parceria com os bancos 
  • Redes imobiliárias especializadas na compra, venda e arrendamento de imóveis.
  • Sites de imobiliário que pertençam às próprias instituições financeiras, tal como o BPI Imobiliário 

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 10 janeiro 2022
Botão Voltar ao Topo