Imobiliário

Vantagens de comprar casas em planta

Os benefícios de comprar uma casa em planta

No últimos anos, a tendência para comprar casas em planta tem ganho cada vez mais terreno no mercado imobiliário e muitos são aqueles, grandes ou pequenos investidores, que optam por esta forma de adquirir um imóvel. Trata-se de um negócio feito antes do processo de construção do imóvel estar concluído, que possibilita aos futuros proprietários a personalização e acompanhamento de todo o desenvolvimento da obra.

Como em tudo na vida, existem duas faces para a mesma moeda e este tipo de operação tem as suas vantagens e desvantagens – sendo a maior, os atrasos na entrega da chave do imóvel. Hoje falamos-lhe dos benefícios que uma compra de casa em planta lhe pode trazer.

Casa em Planta

Preço

Ao comprar uma casa em planta, o seu preço será muito mais reduzido, existindo potencial para valorização no futuro. É durante a fase de construção que o investidor tem mais margem de manobra para negociar o valor da habitação com o construtor, já que os primeiros compradores podem fazer a diferença na gestão da obra. Muitas vezes, as promotoras e agências imobiliárias fazem campanhas de lançamento de empreendimentos e novas construções, o que possibilita aos investidores, arrebatar os imóveis a preços mais competitivos e convidativos. As casas em planta podem até chegar a ser muito mais baratas do que uma casa usada com características semelhantes.

Personalização

Por se encontrarem ainda em processo de construção, os compradores podem acompanhar todas as fases do processo e inclusivamente opinar sobre a escolha de materiais. Em alguns casos é possível alterar a planta do imóvel, juntando divisões, criando separações e escolhendo os acabamentos, eletrodomésticos e mobiliário de cozinha e casa de banho. No caso dos apartamentos, terá certamente a possibilidade de escolher o melhor andar e vista do prédio. E, claro quem não gosta de estrear coisas novas? Ao comprar uma casa em planta irá ainda garantir que será o primeiro proprietário do imóvel.

Pagamento

Como já referimos anteriormente, o preço pode muitas vezes ser negociado, assim como o plano de pagamento. Normalmente, este avança consoante a construção do imóvel. É comum o processo dividir-se em três fases, mas note-se que podem existir outras formas de proceder ao pagamento da casa em planta.

1) o sinal, para assegurar a casa, entregue aquando a assinatura do Contrato de Promessa de Compra e Venda (CPCV)

2) realização de um segundo pagamento de valor mais avultado;

3) pagamento da última tranche, aquando da assinatura da escritura do imóvel.

Se está a pensar solicitar um Crédito Habitação para a obtenção de uma casa em planta, saiba que já existem bancos que oferecem esta possibilidade.

Garantia

Na compra de uma casa em planta, os compradores são muitas vezes beneficiados por regimes de garantia até 5 anos que se traduzem numa segurança para eventuais problemas e contratempos que possam surgir.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 12 junho 2021
Botão Voltar ao Topo