Imobiliário

Como fazer um isolamento acústico em casa

Estar em casa sentado no sofá a ler um livro, ouvir uma música, ver televisão ou, simplesmente, estar na conversa é algo que, muitas vezes, é perturbado por ruídos indesejados, umas vezes vindos do exterior da casa outras até do seu interior.

Por isso, isolar acusticamente o mais possível o seu lar é algo essencial e nem é muito complicado de implementar.

Há três tipos de ruido

Podemos considerar que há três tipos de ruído capazes de incomodar e perturbar a tranquilidade e o silêncio de qualquer um. A saber, os ruídos de impacto, que são produzidos pelas vibrações transmitidas através das estruturas da casa; os ruídos aéreos que, com uma intensidade baixa ou média, se referem às conversas de vizinhos, ruídos dos carros, dos aviões, etc., e que, sendo os mais comuns, são também os mais difíceis de solucionar, já que é necessário atuar no local onde são gerados.

Por fim, há ainda a insonorização do espaço, com a qual se pretende evitar ecos e reverberações, impedindo a transmissão de som para o exterior.

Assim, para proceder ao isolamento acústico da sua casa deve começar pela identificação dos ruídos para assim melhor atuar sobre eles, atenuando-os ou eliminando-os.

Determinar a zona a isolar

Assim, deve determinar-se qual a zona que se pretende isolar e qual a origem do ruído. Só assim é possível escolher o isolamento acústico mais adequado, ou seja, quais os materiais ideais e sua forma de colocação. É que existem diferentes tipos de barulhos e é fundamental perceber se se quer isolar o som ou o que é necessário é melhorar a acústica do espaço.

Materiais para o isolamento

São diversos os tipos de materiais que existem no mercado capazes de fazer um bom isolamento. A escolha do material a usar deve ter em conta o tipo de construção, orientação da casa, os diferentes intervalos de frequência do som, ou seja, se é um ruído de frequência alta (som agudo) ou baixa (som grave), entre outros.

Por exemplo, para isolar uma parede tem de se ter em conta se é uma superfície húmida ou seca, qual o peso que vai suportar, os metros quadrados e quantos os painéis necessários.

Como a espessura dos materiais é variável, é preciso ter em conta o espaço disponível e a capacidade de isolamento pretendida. No entanto, um alerta: maior espessura não é sinónimo de maior isolamento! Como referimos, são diversos os materiais que podem isolar acusticamente um espaço.

Exemplos de materiais

  • Fibra têxtil, que garante uma máxima durabilidade e poder de absorção acústica, podendo ser aparafusado ou colado;
  • Poliuretano, disponível em espuma ou em painéis, com diferentes tamanhos e densidades, podendo ser aplicado em diferentes locais como teto, paredes ou pavimentos;
  • Tela betuminosa, que é um material flexível e absorvente do ruído, sendo especialmente recomendado para o isolamento de baixas frequências (sons graves);
  • Polietilenos, que oferecem uma excelente resistência à compressão, deformação e altas temperaturas, evitando ruídos de impacto e melhorando a impermeabilização;
  • Mistos, que são produtos que combinam a capacidade isolante da tela betuminosa com as fibras de algodão e os têxteis reciclados, garantindo o isolamento acústico, em especial para baixas e médias frequências;
  • Cortiça, que é um dos isolantes com maior durabilidade e leveza, mantendo as suas propriedades inalteráveis ao longo do tempo.

No entanto, há outras formas menos invasivas e trabalhosas de isolar os espaços da sua casa, que passa por utilizar o mobiliário como isolante acústico. Nesse sentido, é importante organizar a mobília colocando os móveis e outros elementos decorativos em locais estratégicos do ambiente para que contribuía para o isolamento acústico.

É essencial dar atenção especial aos estofados, que absorvem melhor o som, como os sofás e poltronas. Mas também os tapetes são excelente opção, tal como quadros decorativos. Por exemplo, no quarto, uma cabeceira de cama estofada ajudará a absorver o som.

Contudo, a melhor forma de conseguir um bom isolamento acústico reside na intervenção ainda na fase de construção, quando possível. Nesse caso, deve solicitar ao arquiteto ou engenheiro que elabore o projeto considerando paredes, pisos e teto com isolamento acústico.

Ultima actualização: 19 outubro 2020
Botão Voltar ao Topo