Finanças

O que é o MTIC?

Saiba o que significa a sigla MTIC

É uma sigla que lhe pode parecer estranha, mas se está a pensar em solicitar um Crédito Habitação deve estar a par daquilo que significa e de como influência a sua prestação mensal. Na verdade, MTIC é a abreviatura da expressão Montante Total Imputado ao Consumidor. Nada mais é do que a soma montante total do empréstimo (capital) e dos custos associados ao crédito, como a taxa de juro, as comissões bancárias, os impostos e outros encargos. Trata-se de um elemento importante no empréstimo, já que vai determinar a quantia total que o consumidor terá de pagar quando solicita o financiamento. No fundo, é o indicador que determina quanto custará o crédito no final.

Leia também: Crédito Habitação: 5 pormenores a que o banco toma atenção

De acordo com o Banco de Portugal, nos empréstimos contratados a taxa de juro variável ou mista, o MTIC é apenas indicativo, estando sujeito às oscilações do mercado. Como, nestes empréstimos, a taxa de juro pode variar ao longo do tempo, o Montante Total Imputado ao Consumidor pode não corresponder ao montante total que o cliente irá pagar durante a vigência do empréstimo. No geral, quanto mais elevada for a taxa de juro, mais elevado será o MTIC, pois os juros a liquidar serão maiores. A mesma lógica aplica-se ao prazo contratado: quanto maior for, mais elevado será o MTIC, já que se passa a pagar mais juros.

Há duas formas para consultar o valor do MTIC do seu Crédito Habitação:

  • Através da Ficha de Informação Normalizada (FIN). Pode encontrar o valor na secção sobre “Custo do Crédito”, bem como na área do Plano Financeiro do Empréstimo (isto para créditos consumados);
  • Na FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia). Relativamente aos Créditos Habitação e de outros empréstimos garantidos por hipoteca, a informação sobre o MTIC, pode encontrar-se no ponto “Principais caraterísticas do empréstimo”, no campo “Montante total a reembolsar (MTIC)”.

João Miguel Autor Imovirtual Blog

João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 25 novembro 2021
Botão Voltar ao Topo