Finanças

Mitos sobre investimento

Mitos sobre investimento

Mergulhar no mercado dos investimentos pode ser um processo assustador e confuso para os principiantes. Se antigamente este mundo estava muito virado para elites específicas, com o passar dos tempos o investimento foi-se tornando cada vez mais acessível a todo o tipo de carteiras. Claro que se está a pensar em começar a navegar neste mercado, deve tomar alguns cuidados e precauções. Nomeadamente, qualquer tipo de investimento requer conhecimentos gerais de interpretação e conceitos financeiros e de cálculo.

Logo, antes de colocar as suas poupanças à disposição, deve fazer a sua pesquisa e informar-se tanto quanto possível sobre o produto em que pretende investir – pode ser um fundo de investimento imobiliário, reit, ações da bolsa de valores, crowdfunding imobiliário, entre outros produtos. Deve ainda ter em conta que o universo dos investimentos não é uma ciência exata, o que significa que tem os seus altos e baixos. Por isso, é importante estabelecer um fundo de emergência para qualquer eventualidade, bem como avaliar a sua tolerância ao risco para que o negócio não acabe por lhe sair pela culatra.

Posto isto, há que desvendar alguns dos mitos que nos últimos anos têm sido assolados ao mercado dos investimentos. Tratam-se de concepções que que devem ser ultrapassadas a fim de garantir o sucesso e viabilidade do negócio. Ora veja.

Pode interessar-lhe: Investimento imobiliário: dicas para um bom negócio

O mercado dos investimentos é só para ricos

Sem dúvida que antigamente o investimento estava direcionado para quem detinha grandes quantidades de capital. Todavia a competição e o crescimento da tecnologia financeira acabaram por democratizar o acesso a investimentos. Atualmente é possível investir em produtos que requerem um valor mínimo de 1 euro. Claro que os ganhos serão certamente limitados, mas a a verdade é que já é possível entrar no mundo dos investimentos com pouco dinheiro.

O investimento é uma constante

Vivemos num mundo em que nada é uma constante. De um momento para o outro as coisas mudam. O mesmo acontece com o valor dos investimentos: os negócios de vente em popa rapidamente podem cair para valores negativos, enquanto que os investimentos com piores desempenhos podem disparar. Isto acontece por conta das chamadas bolhas financeiras especulativas que denotam um crescimento rápido de um mercado ou ativo ao ponto deste se desviar do seu valor real. As bolhas podem rebentar a qualquer momento levando à desvalorização dos ativos.

É fácil ganhar dinheiro

Tendo em mente aquilo que revelamos no ponto anterior é necessário ter em mente que, ao contrário do que se possa pensar, investir dinheiro é sinónimo de um retorno fácil. Logicamente que este mito está diretamente ligado aos períodos especulativos supramencionados e a verdade é que retornos passados não significam retornos no futuro.

Os conhecimentos especializados são fulcrais

Como já referimos anteriormente, regra geral, vai necessitar de ter alguns conhecimentos na área do investimento antes de se aventurar em qualquer tipo de produto. Todavia, também é verdade que atualmente existem negócios mais complexos que outros. É que já existem produtos suficientemente simples para que um investidor com poucos conhecimentos possa arriscar algum capital. Mas para os produtos mais complexos deve estudar a lição e munir-se do máximo de informações possíveis. Lembre-se que os investimentos devem basear-se no conhecimento e no valor intrínseco dos ativos onde coloca o dinheiro.

Fonte: Dr. Finanças

João Miguel Autor Imovirtual Blog

João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 25 maio 2022
Botão Voltar ao Topo