Decoração

Tendências de Decoração para 2022

Tendências de Decoração para 2022

A chegada de um novo ano traz sempre consigo a adoção de novas tendências, sejam elas cíclicas (ou seja, adaptadas de hábitos anteriores) ou totalmente novas. E na decoração isso não é exceção. A pensar nisso, a publicação americana de lifestyle, decoração e design de interiores, Apartment Therapy (AT) falou com especialistas para determinar as modas que vão marcar a decoração de interiores em 2022. Segundo a publicação este será um ano de escolhas arrojadas, embora mais conscientes. O cenário da pandemia continua bastante patente e sem dúvida que a nova realidade veio ajudar as pessoas a determinarem aquilo que realmente necessitam ter na sua vida, por oposição ao que está a mais. “Em casa, isso traduz-se numa maior vontade de quebrar as regras de design e incorporar peças que pareçam mais autênticas e que respeitem o gosto e necessidades individuais“, refere a Apartment Therapy. O Imovirtual fez uma seleção de 5 das 10 tendências que vão marcar a decoração de 2022, segundo os especialistas da AT. estas serão algumas das tendências de decoração para 2022.

Leia o artigo da Apartment Therapy na integra

Curvas

Em 2022, as curvas vieram para ficar, já que como nota a designer de interiores Kristin Bartone “no momento, em que se recupera da crise de saúde global e da tensão económica, as pessoas querem ser abraçadas pelos móveis, iluminação e tecidos com os quais interagimos em nosso ambiente diário”. As linhas suaves, os arcos e as silhoetas de curvas vão fazer parte das mobílias, mas também podem ser encontrados em padrões de quadros ou tapetes.

Misturar e combinar

A conjugação de mobílias antigas e novas vai ser uma grande tendência em 2022, quem o diz é a designer de interiores Kylie Bodiya. Dentro deste chavão encontram-se as antiguidades e as relíquias de família, logicamente. Na verdade, a propensão será para utilizar diferentes texturas, padrões de tecidos e materiais. Exemplo disso é o tipo de cadeiras utilizadas na mesa da sala de jantar, que em muitos projetos se revelam totalmente distintas umas das outras.

Peças de autor

A diretora da Apartment Therapy, Danielle Blundell, afirma que o investimento em peças de autor únicas, será uma das tendências para 2022. “As pessoas sentem-se mais à vontade para encomendar e adquirir peças personalizadas, gastando mais em arte e em objetos únicos”. Isto porque, conforme a publicação americana defende “As pessoas querem encher as suas casas com objetos e móveis com os quais se conectam num nível mais profundo”.

Comprar em segunda mão

No espírito da sustentabilidade e preocupação ambiental, as pessoas estão a adotar cada vez mais o hábito de adquirem itens em segunda mão. Isso também se refletirá na decoração. Da mesma forma também se está a apostar cada vez mais no upcycling de móveis, já que, tal como a especialista em organização Jessica Litman prevê, este ano o foco será “reutilizar o que já se tem em casa”. Esta é uma forma simples de dar uma nova cara à sua decoração, sem que tenha de investir uma grande fatia do seu orçamento familiar mensal.

Saiba mais: Upcycling: dê uma nova vida aos seus móveis

Espaços multifuncionais

Com a afirmação do trabalho em regime híbrido, as pessoas acabam por passar mais tempo em casa do que no período pré-pandemia. Assim, assiste-se a um crescente aumento dos espaços multifuncionais. Esta realidade vai muito além das combinações quartos de hóspedes/escritório e está a levar cada vez mais pessoas a fazer peculiares otimizações dos ambientes que têm em casa. Quem o diz é a designer de interiores Karen Guiterrez, que explica que esta realidade se traduz na colocação de mesas debaixo de escadas, na transformação de armários em espaços de trabalho e na criação de armazenamento oculto em bancos e puffs.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 17 janeiro 2022
Botão Voltar ao Topo