Decoração

Quer dormir melhor? Deixe de ter certas coisas no seu quarto

Quer dormir melhor? Deixe de ter certas coisas no seu quarto

Dormir é uma necessidade básica, fundamental para a recuperação da capacidade física, intelectual e mental. Deixe os seus animais de estimação à porta e tente dormir sem interrupções entre 6 a 8 horas por noite. Mas para além do número de horas de descanso importa não esquecer a importância da qualidade do sono. 

Sendo o quarto o local de descanso por excelência, arranje as almofadas e veja sete conselhos para ter um ambiente de descanso e que lhe estão a ser prejudiciais. 

Aparelhos eletrónicos

Aparelhos como telemóveis, tablets, computadores e a própria televisão emitem uma grande quantidade de brilho e luz que são poderosos redutores de atividade da melatonina, a hormona que regula o sono. Quando está a consultar o telemóvel antes de dormir está também a aumentar a sua atividade cerebral, e essa atividade vai diminuir significativamente a qualidade do seu descanso. Regresse ao velhinho despertador e deixe o telemóvel fora do seu quarto (não chega esconder debaixo das almofadas). 

Animais de estimação

Dormir com animais de estimação dentro do quarto prejudica a qualidade do sono. Aumenta significativamente a probabilidade de acordar pelo menos uma vez durante as horas de descanso. Para além de ser prejudicial porque interrompe o sono, acresce a dificuldade que pode depois sentir em voltar a adormecer. Os animais de estimação dentro do quarto na hora de dormir podem ainda aumentar as manifestações alérgicas.  

Almofadas

O excesso de almofadas pode também prejudicar o seu descanso. Dormir com mais do que uma almofada não é bom para a postura corporal. Em alternativa invista numa única almofada de qualidade, mas que o faça sentir completamente confortável. Não faltam opções no mercado e acredite que o seu corpo lhe vai agradecer por escolher uma almofada de qualidade. 

Espelhos

Não significa que não possa ter um espelho dentro do quarto, mas este não deve refletir a cama. Mas, se tal acontece e não quer mudar o espelho de lugar, basta então ter o cuidado de o cobrir antes de se deitar. 

Tralha

Livre-se do excesso de objetos. O quarto deve estar sempre limpo, arejado, organizado e arrumado, proporcionando desta forma um ambiente agradável e sereno. A desorganização e o excesso de coisas vão perturbar a sua mente e consequentemente a sua noite de sono.   

     

Luzes brancas e azuis

Este tipo de luzes, tal como já referimos, interferem na atividade da melatonina, essencial para um sono de qualidade. Por esse motivo prefira a luz amarela no seu quarto, que ainda lhe vai proporcionar um ambiente mais acolhedor e aconchegante. 

 

A falta de sono pode causar cansaço, fadiga, irritabilidade e lapsos de memória. Uma vez que é durante o sono que o cérebro se desliga do ambiente exterior, é fundamental que dentro do seu quarto evite tudo e todos (sim, os animais de estimação!)  o que perturbe ou invada o seu cérebro enquanto está a dormir. Uma boa noite de descanso é o que de melhor pode fazer pelo seu dia seguinte. Durma bem e bons sonhos. 

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre Decoração

Ultima actualização: 14 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo