Decoração

Como decorar um quarto de crianças

3 dicas para decorar um quarto de crianças

Desde cedo que os mais pequenos começam a manifestar a sua identidade, gostos e ambições. Os espaços onde são criadas tem, portanto, um importante papel neste processo de desenvolvimento, sendo que muitas vezes é a partir do seu lar que as crianças começam a criar concepções relativas ao mundo e ao seu futuro. Os quartos são importantes espaços para esta tarefa e é importante que estejam decorados e organizados de modo a criar uma sensação de alegria, tranquilidade, segurança e proteção. As crianças devem sentir-se estimuladas neste espaço: estimuladas a brincar, a ler, a estudar, a criar. Por isso, é importante elaborar um plano (uma espécie de moodboard) para este espaço e nunca deixar de lado as opiniões dos mais pequenos. Apresentamos-lhe 3 dicas para o ajudar a começar o processo de decoração de um quarto de crianças.

Tome nota: 10 dicas para tornar a sua casa mais segura para as crianças

Atente ás cores da decoração

As cores são sempre um ponto fundamental para a decoração de qualquer espaço. No entanto, quando falamos de um quarto de crianças é importante tomar especial atenção a este pormenor para começar, desde cedo, a estimular a atenção dos mais pequenos. Isto porque as cores têm uma grande influência no desenvolvimento das crianças. Funcionam como um estimulo positivo e quando utilizadas de forma correta podem originar importantes interações com o ambiente. Isto não significa que deva adicionar todas as tonalidades à decoração do quarto; pelo contrário, deve evitar demasiadas cores e ser capaz de escolher uma decoração equilibrada e harmoniosa, que se distancie do cansaço e desorganização visual e faça com que a criança se sinta bem a brincar, estudar ou dormir naquele espaço.

Escolha uma mobília que se adapte por muitos anos

A escolha da mobília também é um ponto a ter em conta. Pode optar por opções que acompanhem o crescimento da criança e que até sirvam, quiça, para a chegada de outro irmão. Uma boa opção é investir em mobília modular. Versátil e económica – se optar pelos sistemas IKEA – este tipo de móveis podem ajudá-lo a criar a arrumação extra que necessita para todos os brinquedos, peluches e livros do seu filho. E para garantir que a mobília irá ser conservada durante muitos anos e que ninguém (pais e crianças) se vai arrepender das escolhas feitas, certifique-se que escolhe peças com poucos adornos, intemporais e de qualidade – porque sejamos honestos, os mais pequenos estão sempre a fazer das deles, por isso mais vale prevenir do que remediar.

Pode-lhe interessar: Motivos para escolher mobília modular para a sua casa

Crie um sistema de organização

É muito importante que o espaço onde a criança irá brincar ou dormir, esteja o mais arrumado possível. Isto porque as crianças necessitam de interagir com ambientes agradáveis e estruturados. Assim, deve designar cada área da divisão: numa parte pode criar um cantinho de leitura para os livros, noutra o local de arrumação dos brinquedos e noutro lugar o espaço para dormir. Defina cada canto com prateleiras, móveis com gavetas, baús ou cestos onde possa armazenar os pertences dos mais pequenos, identificando-os com autocolantes de formas para fácil reconhecimento – ou etiquetas com nomes, se o seu filho já for capaz de ler.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre Decoração

Ultima actualização: 26 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo