Decoração

Quer renovar a cozinha? Inspire-se nestas 9 sugestões

Cozinhas inspiradoras

Se está a pensar em renovar a sua cozinha ou em mudar de casa porque já não está satisfeito com o espaço que tem, provavelmente já deu por si a vaguear pela internet em busca de inspiração. Por lá encontra n exemplos de cozinhas encantadoras, especialmente no Pinterest, que parecem saídas de um filme. Muitas delas parecem inantígiveis, mas a verdade é que com um pouco de planeamento e muita dedicação conseguirá criar o espaço dos seus sonhos. Por isso, deixamos-lhe a sugestão de 9 tipos de cozinha de imóveis reais, à venda no Imovirtual, que reúnem algumas das características mais procuradas para esta divisão, aliando a funcionalidade ao design.

Com um toque português

cozinha portuguesa

É uma casa portuguesa, com certeza! Esta cozinha de um Apartamento T2 em Benfica, totalmente equipada e com móveis de linhas simples, ganhou um toque bem português com um só elemento: o azulejo. Se está a pensar em dar uma “nova cara” à sua cozinha, talvez baste mudar as paredes para lhe dar outro ar.

Para casas pequenas

cozinha pequena

Quando o espaço não é muito, há que planear tudo ao pormenor: tipo de móveis, quantidade, cor das paredes e local designado para os eletrodomésticos. Neste campo, a encastração dos aparelhos elétricos, incluíndo os frígorificos, revela-se uma ótima solução para cozinhas pequenas. Esta técnica confere um design elegante, poupa espaço e transforma completamente o ambiente de uma cozinha, tal como acontece neste Apartamento T2 na Penha de França.

Em formato “u”

cozinha em u

As cozinhas em “u” estão na moda e não é para menos. Tal como o próprio nome indica a construção do espaço é feita sob a forma da letra U. Funciona para divisões amplas e para divisões pequenas, como é o caso deste Apartamento T2 em Matosinhos, e tem como principal vantagem a otimização do espaço dos eletrodomésticos e armários, o que facilita imenso a vida de quem passa muitas horas a cozinhar.

Para grandes cozinheiros

cozinha em L

Outro dos tipos de formato que está na voga é o das cozinhas em “L”. Há semelhança das cozinhas em formato U, esta disposição pode ser facilmente adaptada para divisões pequenas ou amplas. Se for um daqueles cozinheiros de mão cheia, que gosta de ter espaço e locais para armazenar todos os seus gadgets, esta é uma ótima opção a considerar já que as cozinhas em “L” rentabilizam o espaço ao máximo e dispõem de muitos armários para arrumação. E claro, qual é o cozinheiro que não adorava ter o espaço de bancada desta cozinha de um Apartamento T2 na Venteira?

Minimalista e “clean”

cozinha minimalista

Linhas simples, cores neutras, poucos objetos em cima das bancadas: é assim que se apresentam as cozinhas minimalista, como a deste Apartamento T3 em Porto Salvo. O truque para conseguir um espaço como este é o planeamento, não só do espaço, mas especialmente daquilo que nele vai colocar: os eletrodomésticos ficam dentro dos móveis e as decorações devem ser reduzidas ao mínimo possível.

Em open space

cozinha open space

Outra das soluções para rentabilização de espaço é optar por uma cozinha em open space, como este Apartamento T1 em Viana do Castelo apresenta. Isto significa que o espaço de refeições coabita com o espaço de descanso, a sala de estar. Este formato facilita o convívio entre pessoas, mas também trás as suas desvantagens como é o caso da permanência do cheiros. Por isso, ao optar por este sistema é importante investir num bom exaustor/extrator de fumos para não ter de estar a conviver com o cheiro do peixe grelhado do jantar enquanto assiste ao seu filme favorito no sofá.

Ao estilo “farmhouse”

cozinha farmhouse

O estilo farmhouse tem ganho cada vez mais simpatizantes. Caracteriza-se por espaços limpos, elegantes e com alma, que vão buscar elementos mais rústicos, como acontece nesta cozinha de um Apartamento T1 em Mafra. Os azuleijos em formato tijolo branco, o design dos armários e os seus apliques remetem-nos para este estilo que combina peças antigas com peças mais novas, mas que transmite a sensação que a decoração foi evoluindo ao longo do tempo.

Com ilha

cozinha com ilha

Ideais para acrescentar espaço adicional de bancada, preparar alimentos, servir de espaço de refeições informal as ilhas são um elemento que tem aparecido cada vez mais no design de interiores das cozinhas. Damos-lhe o exemplo deste Apartamento T3 no Canielo, cuja ilha incorpora o fogão, espaço extra de arrumação e de bancada para preparação ou consumo de alimentos. Ao implementar este sistema na sua cozinha, é fundamental considerar as medidas do espaço e aplicar a máxima dos 10%: a ilha não deve ocupar mais do que 10% da área da divisão.

Com península

cozinha com península

Depois das ilhas, falamos de penínsulas. Seguem a mesma loja que as primeiras, mas a diferença é que estão ligadas a uma parede. A principal vantagem é a poupança de espaço. Ora, para ter uma ilha necessita de uma cozinha com uma área considerável para que todos os elementos se completem. Se tiver uma casa mais pequena e quiser adotar este tipo de sistema, não precisa de descartar a hipótese por completo: opte por uma península para otimizar o ambiente, como acontece neste Apartamento T2 em Alcochete.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Veja também

Ultima actualização: 18 agosto 2021
Botão Voltar ao Topo